Temas

Musica Ilhavo Recreativo Ilhavo Antigo Ilhavenses Ilustres Lugares Carnaval Costa Nova Curiosidades Religiao Bombeiros de Ílhavo Illiabum Colegio Jornais Ílhavo Semana Santa Ilhavo
João Marques Ramalheira
In "Canção do Mar"
Falar de Ílhavo, é falar do mar - do seu sussurro, da sua canção cujo eco se repercute pelos séculos além. Ílhavo e o mar andam tão unidos como o perfume às rosas e a inquietação à alma humana!
gil

Anterior

Fotos Costa Nova

Pela Cidade

Temas:  #Ílhavo

Ontem, dia 23 de Junho, a Marcha de Alqueidão de 1966 saíu à rua, comemorando, assim, 50 Anos a marchar! Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo de Folclore "O Arrais", com o apoio da Junta de Freguesia S.Salvador. Depois de uma passagem pela Rua de Alqueidão, a Marcha exibiu-se no Largo do Bispo e no Largo da Senhora do Pranto, conseguindo juntar muito público, que aplaudiu fortemente esta comemoração. A letra e música desta Marcha de 1966, é da autoria de João Marques Ramalheira. O acompanhamento musical esteve a cargo do grupo de músicos do "Arrais", que fizeram o seu melhor para este tipo de exibição. Foi pena não se ter conseguido um "Cavalinho" (grupo de músicos com instrumentos de metais e caixa), que traduziriam exactamente a Marcha de 1966. Parabéns ao "Arrais", Junta de Freguesia S.Salvador, todos elementos da Marcha e à D.Rosinha Rato!




Algumas Festas que já não se realizam

Santo António

santalmas

Esta imagem pertenceu à antiga Capela das Almas e antigamente tinha uma festa das "rijas". Em 1915 houve missa cantada com a participação da Orquestra da Música Nova e à tarde, procissão com cinco irmandades, dois andores (Stº. António e S. Tomé) e 3 Bandas: Nova, Velha e de Vagos! Em 1927, três dias de festa, com a Música Nova, Velha, Vista Alegre e Banda Amizade de Aveiro (esta com concerto efectuado na Praça da República).

O S. Pedro também se festejava na nossa terra, mas no século XIX e com os pescadores como principais dinamizadores. Faziam-se umas capelas pela vila, fogueiras, bailes e desgarradas! (Notas dos Jornais O Ilhavense, Beira Mar e Nauta)




Alguns Cafés já desaparecidos




Na passada 5ª feira (05-05-16) a Junta de Freguesia de S.Salvador comemorou os 180 anos do Cemitério, com uma exposição do fotografias, em colaboração com o Dr.º Domingos Cardoso. Ficarão expostas na Capela do Cemitério, até  ao Dia de Finados.



Próximo

Leonel Garrido