Temas

Musica Ilhavo Recreativo Ilhavo Antigo Ilhavenses Ilustres Lugares Carnaval Costa Nova Curiosidades Religiao Bombeiros de Ílhavo Illiabum Colegio Jornais Ílhavo Semana Santa Ilhavo
João Marques Ramalheira
In "Canção do Mar"
Falar de Ílhavo, é falar do mar - do seu sussurro, da sua canção cujo eco se repercute pelos séculos além. Ílhavo e o mar andam tão unidos como o perfume às rosas e a inquietação à alma humana!

Anterior

Arte Ilhavense

Café Cândido

Temas:  #Lugares

14 de Abril de 2008 fica sendo a data que assinala o encerramento dum dos mais antigos cafés Ilhavenses! Lugar de encontro e de lazer para muitos dos nossos conterrâneos, não nos esquecendo do Teodoro, figura mítica deste café. Cartas, bilhar livre, matraquilhos, o célebre branquinho com areia (taça de vinho branco com açúcar amarelo), ginjinha Espinheira (vinham aos 100 litros de Lisboa), vão passar à história neste local. Cândido Rocha recebeu bem cedo (com 15 anos) a responsabilidade deste estabelecimento ainda no tempo em que os marítimos, chegados da faina, aí se encontravam para recordarem os feitos das viagens ao bacalhau. Os cigarros custavam um tostão, para quem não tinha posses. Nos princípios não se vendia café, mas apenas vinho e bebidas espirituosas. Este só apareceu mais tarde a 5 tostões cada um e 3 tostões por um bagacinho, sendo aquele feito sem máquina, portanto à maneira antiga com o célebre coador!

Vai deixar saudades o Café Cândido!!!

Foto de Armindo Pereira


Foto de Armindo Pereira

Teodoro Redondo


Foto de casamento dos pais

Foto do autor


Foto do autor

Foto de Henrique

Próximo

A Corvina da Chinchada....